Crescimento do seu negócio com a contabilidade
26 de dezembro de 2017
Você sabe o que é Dirf 2018? Então preste atenção!
4 de Fevereiro de 2018

Ainda não há no país uma cultura empreendedora madura o suficiente para dar ao caixa a atenção que ele merece.

Isso aparece de forma clara no número de empresas que encerram suas atividades precocemente, e que não são poucas.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para os empresários gerirem o seu negócio.Através dos registros contábeis, o empresário conhecerá diversas informações, como: os custos da sua empresa, o giro de capital, o giro do estoque, a carga tributária e uma série de informações úteis para o planejamento e gerenciamento da empresa, de forma que com visão empreendedora, o negócio se desenvolva, cresça e gere empregos e rendimentos para o empresário.

Vamos listar aqui alguns motivos e ações que o contador pode tomar para ajudar sua empresa a crescer!

Relacionamento entre bancos e fornecedores

A contabilidade financeira é a responsável por estabelecer um canal de comunicação entre a empresa e os agentes externos, tais como bancos, fornecedores, investidores, autoridades fiscais e reguladoras. Sua maior função consiste em registrar, organizar e sintetizar as decisões tomadas pela empresa em determinado período, bem como informar, por meio das demonstrações contábeis, os efeitos que elas provocaram sobre sua situação econômico-financeira.

Essas demonstrações compreendem o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração do fluxo de caixa, a demonstração das mutações do patrimônio líquido e a demonstração do valor adicionado.

Relatórios e Desempenho

A contabilidade gerencial orienta-se aos agentes internos da organização. Seu objetivo é produzir dados, informações e relatórios gerenciais que auxiliem o administrador a avaliar, planejar, controlar, dirigir e tomar decisões.

Diferentemente da contabilidade financeira, a contabilidade gerencial não precisa obedecer a normas e procedimentos contábeis, fiscais e legais. Utiliza-se, entretanto, de contribuições oriundas de outras áreas e disciplinas (teoria das organizações, economia, psicologia, ciência política, métodos quantitativos) na sua busca por uma melhor análise e compreensão dos fenômenos organizacionais.

Avaliação de desempenho, geração de valor, controladoria e sistemas de apoio à decisão, controles de gestão, sistema orçamentário, gestão estratégica de custos e relatórios detalhados por produtos, departamentos, clientes estão entre as principais contribuições da contabilidade gerencial à administração das empresas.

Sua ênfase reside na informação relevante, oportuna e capaz de orientar decisões voltadas para o futuro da empresa. A análise de custo-volume-lucro é um bom exemplo do emprego dessa perspectiva.

A contabilidade estratégica

Assim sendo, a contabilidade é fundamental no desenvolvimento de uma atividade empresarial, uma vez que coleta, registra e analisa informações patrimoniais e financeiras. Essas informações fornecem uma visão detalhada das operações e servem para a companhia planejar o crescimento do negócio.

Esse crescimento necessita ser desenvolvido e monitorado com novas estratégias. É nesse contexto que a contabilidade atua estrategicamente como um instrumento que possibilita o aprimoramento da gestão, e é a partir daí que surge a contabilidade estratégica.

Em outras palavras, a característica estratégica atribuída à contabilidade é uma evolução da contabilidade gerencial para atender ao novo ambiente empresarial. Ou seja, a formulação e o desenvolvimento das estratégias dependem de informações que podem ser fornecidas pela contabilidade gerencial.

Avaliação da situação da empresa?

Por se tratar de uma descrição resumida, mas bem organizada e confiável, sobre determinado domínio da entidade, o relatório contábil permite que os gestores analisem e interpretem os dados, optando pelas melhores soluções para a situação do negócio.

Livro Razão
Exigido por lei, é vital nas empresas para o controle do movimento de todas as contas.

Esse controle é feito de forma separada, fornecendo indicadores como: saldos; composição do patrimônio ativo e passivo; patrimônio líquido; fluxo de caixa (receitas, despesas e custos).

A partir dele são feitos outros demonstrativos.

Livro Diário
Também exigido por lei, cronológico e fundamental ao processo contábil.

Nesse livro, são lançadas as operações diárias de uma empresa.

Estão expressas em sua formatação a data da operação, o título da conta débito e da conta crédito, o valor do crédito e do débito e o histórico (sucinto, mas detalhado).

É, portanto, evidente que a contabilidade exerce um papel de grande relevância na administração das empresas, seja respondendo às demandas de agentes externos, seja produzindo dados e informações para usuários internos. Por isso nunca deixe de procurar por um site de contabilidade e contratar agora seu contador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *