Saiba como escolher o melhor banco para abrir sua conta PJ
18 de setembro de 2017

O programa de pesquisa GEM (global entrepreneurship monitor) que avalia anualmente o nível de vários países referente à atividade empreendedora, patrocinada pelo SEBRAE (serviço brasileiro de apoio as micros e pequena empresas), fez uma pesquisa e constatou que em 2016 atuavam no mercado brasileiro cerca de 50.000.000 empreendedores de diversos tipos e setores na faixa de 18 a 64 anos.

Isso significa que um número cada vez maior de pessoas físicas deverão abrir, caso não o fizeram, uma conta pessoa jurídica (PJ). Mas será que é realmente necessário abrir uma conta pessoa jurídica? Não posso fazer uso da conta que eu já possuo?

Entenda a seguir, porque você empreendedor e empresário tem bons motivos para abrir uma conta pessoa jurídica.

Visto que a pessoa jurídica é uma empresa que tem uma finalidade especifica, como de prestação de serviços, administração, produção e comercialização de produtos, é preciso antes criar um CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica) em alguma modalidade de negócio, como MEI (microempreendedor individual) ou me (microempresário).

Embora você não seja obrigado por lei a abrir uma conta pessoa jurídica pense nesses benefícios:

  • Conta bancaria exclusiva: Na conta pessoa jurídica seu dinheiro pessoal fica separado do capital do seu negocio. Com isso você pode saber como vai à saúde financeira do seu empreendimento, se está fazendo uma boa gestão, como andam os recursos e etc..
  • Obter linha de credito: Suponhamos que você precise de credito para o seu negocio, se fizer isso por meio de pessoa física alem de ficar muito mais caro você mistura seu dinheiro com seu negocio o que não é nem um pouco interessante para o crescimento do seu empreendimento. Lembrando que as linhas de credito para pessoas juridicas têm a taxa de juros bem menor.
  • Melhor prestação de serviço: Também uma conta pessoa jurídica te favorece na contratação de certos serviços como cartões de debito e credito talões de cheque, programas de fidelidade, consórcios e possíveis investimentos. Também será útil para receber pagamentos de outras empresas e realizar financiamentos.
  • Gestão financeira organizada: Você melhora sua gestão financeira podendo automatizar os controles, organizar pagamentos e recebimentos, com extrato bancário você pode promover uma conciliação bancaria, ou seja, compara entradas e saídas.

  Lembre-se: O empreendedor nunca deve usar a conta de pessoa jurídica para fazer transações particulares. Alem da confusão com as contas pagará tarifas mais caras! Agora, depois de ver as vantagens de possuir uma conta pessoa jurídica que banco escolher?

Acompanhe nossas postagens em breve um artigo exclusivo explicando como escolher o melhor banco para abrir sua conta pessoa jurídica e ter todos os recursos e benefícios bancários que seu empreendimento merece.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *