Por que contratar um escritório de contabilidade?
20 de julho de 2017

Contas e mais contas. É tão difícil lidar com elas, será que existe alguém que faça das temidas contas sua profissão? É tem sim. E não teria nome melhor para ele do que contador! Mas o que é um contador, o que ele faz e com o que ele trabalha? Vejamos:

Para começar o adepto a contas e planilhasse forma em ciências contábeis ,com duração em media de quatro anos, então ele presta e passa no exame de suficiência da classe, se registra na sua categoria e enfim, se torna um profissional indispensável em qualquer tipo de organização e segmento.

O formado em contabilidade se torna apto a fazer o que? Veja a seguir:

  • Realizar abertura e fechamento de empresas
  • Fazer relatórios financeiros, tributários, econômicos e patrimoniais da empresa
  • Gerenciar documentos e todo registro contábil e trabalhista
  • Apurar e fazer declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas
  • Fazer escriturações, análises de balanços,etc.

O atrativo dessa profissão é o aumento de sua procura, com isso o índice de desemprego da categoria tende a diminuir.Para o instituto de pesquisa econômicas aplicadas (IPEA) a contabilidade esta entre as dez profissões mais ocupadas no Brasil, sendo que em 2013 conforme a pesquisa quase 94% dos profissionais de contabilidade estão empregados e atuando na sua área aqui no Brasil .

Também de acordo com o conselho federal de contabilidade (CFC), só no Brasil, existem mais de 531 mil profissionais registrados e 54 mil escritórios. E o salário médio vai de R$ 2.650 e R$ 7.713 dependendo da área escolhida.

Veja as áreas que um contador pode atuar:

  • mercado de seguros
  • controladoria
  • trabalho autônomo
  • funcionário de escritório de contabilidade
  • trabalhar em empresa publica e privada,
  • realizar auditoria interna e externa
  • perícia contábil, entre tantos outros

Mas não é fácil ser um contador. Ele precisa ser responsável e atuar conforme as normas brasileiras de contabilidade bem como estar atento a legislação contábil, fiscal e trabalhista e saber um pouco de gestão e empreendedorismo.

Veja sites que podem ajudar o contador a se manter em dia com a legislação contábil:

  1. Site o portal: fala sobre gestão, finanças, empreendedorismo, legislações contábeis, fiscais e trabalhistas. Contem também uma página par quem quer participar do programa de aceleração de seu próprio escritório.
  2. Sped brasil(sistema público de escrituração digital): traz um fórum dedicado a trocas de ideias, respostas e esclarecimentos entre os usuários.
  3. Blog o tributário: trata de assuntos importantes dentro de um escritório de contabilidade e também informa quais concursos públicos estão abertos para a área contábil.
  4. Portal do CFC: traz comunicados emitidos diretamente pelo órgão máximo da área. Contem informações sobre congressos para quem deseja se informar e saber sobre novidades legais.
  5. SEBRAE: esse link é muito útil para quem quer abrir seu próprio escritório.

Contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo suas atividades envolvem demandas muito importantes para a vida financeira de uma organização e para afiar ainda mais isso o profissional talvez deseje fazer cursos de especialização nas áreas de auditoria, contabilidade agrícola, agrária, comercial, industrial, fiscal, financeira, previdenciária, entre tantos outros. Pensando na procura e o retorno financeiro vale apena investir.

Os comentários estão encerrados.