Conta no Banco Inter PRO é a melhor para o Microempreendedor
19 de Março de 2018

As obrigações do Microempreendedor Individual vão além de pagar a taxa mensal e fazer a Declaração Anual Simplificada. Quem decide abrir uma microempresa precisa se preocupar com muitos detalhes. Desde a gestão financeira até a devida declaração de seus impostos, tudo deve ser muito bem organizado.

Empreender implica em muitas responsabilidades que precisam ser cumpridas à risca para evitar maiores problemas. Estar atento aos erros de um MEI mais comuns que os empreendedores cometem pode ajudar a trilhar seu caminho de sucesso. Vamos aos principais Erros.

1. Omitir rendimento

Aí, talvez tenha sido pego desprevenido quando ficou sabendo da obrigatoriedade da declaração MEI.Com a animação e os grandes planos consumindo sua mente no momento de abrir o negócio, pode ser que você não tenha se informado sobre as suas obrigações em longo prazo.

2. Erro na digitação de valores
Esse é um tipo de equívoco comum também no preenchimento da DASN MEI, geralmente provocado pela falta de atenção.Se você já prestou algum concurso público, talvez já tenha se enganado ao preencher a grade de respostas.

Felizmente, na declaração, você tem uma segunda chance, pois pode conferir os valores e demais informações antes de enviar o documento à Receita Federal. Infelizmente, se não corrigir o erro, o prejuízo é certo.

3. Incompatibilidade no crescimento do patrimônio com a renda

Então, a Receita Federal tem todas as informações sobre a sua empresa, incluindo os patrimoniais.Se você é MEI há mais tempo, certamente entregou a DASN 2016, com dados relativos ao ano de 2015.

E mesmo que você não se enquadre entre os contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda como pessoa física, o órgão tem como monitorar transações feitas por você. Especialmente quando em alto valor, como na compra de um imóvel.

4. Deixar a declaração para a última hora

Certo, esse erro você já cometeu se ainda não entregou a declaração MEI deste ano. É claro que não é o único nessa condição, pois o brasileiro tem por hábito deixar tudo para a última hora.

Mas não se baseie na atitude errada de outros empreendedores. Dê um bom exemplo a si próprio. A DASN MEI é uma declaração extremamente simples e o prazo para a sua entrega já abre no início de janeiro. É tanta facilidade ao MEI que você tem cinco meses para entregar duas informações básicas para a Receita Federal.

Este video do Canal da Economirna pode te ajudar muito

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *