Quando você deve procurar o contador?
20 de julho de 2017

Fazer a contabilidade de uma empresa não é uma tarefa simples, por isso quanto mais informações sobre a empresa o contador tiver em mãos mais fácil será sua tarefa de fazer os lançamentos contábeis, seja no plano de conta, livro diário ou razão

Por isso abaixo alistamos alguns documentos que todo empresário deve levar ao seu contador.

Movimento Trabalhista

É todo documento que esteja relacionado a contratação de mão de obra.

Recibos de pagamentos a funcionários: Salários, Férias, vale transporte.

Comprovantes: Atestado médico de funcionários, licença médica. (comprovantes que poderiam alterar a remuneração do funcionário )

Guia de impostos de contribuição: FGTS, Contribuição Sindical, INSS

 

Movimento Fiscal

São todos os documentos que você precisa levar para o contador para ele manter suas obrigações fiscais em dia. Veja alguns exemplos de documentos fiscais que devem ser levados ao contador:

Comprovantes de pagamentos de impostos: DARF, DAS e de impostos pagos.

Notas fiscais: De serviços prestados e tomados. Notas fiscais de entrada e saída, notas fiscais de  conhecimentos de transporte e compra de bens para a empresa.

Arquivos Eletrônicos:  Arquivo XML’s das notas fiscais; Arquivos do Sped Fiscal e quaisquer outros arquivos eletrônicos de notas fiscais.

 

Movimento Contábil

São documentos que não podem ser considerados fiscais nem trabalhistas são documentos que envolvem toda movimentação financeira da empresa e precisam ser registrados entre eles se destacam:

Arquivos eletrônicos: como controle de caixa e extratos bancários em ofx

 

Comprovantes diversos de receitas e despesas.

Recibos e Contratos: de honorários, de  despesas diversas e contratos a pagar de Locação

Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Desconto de Duplicatas;

Controle de Estoque

É o inventario de uma empresa ele é vital para a empresa saber o que tem disponível. Por este motivo ele é o mais importante por fazer um bom controle de estoque o empresário vai saber o que ainda  tem em mãos e o que foi vendido.

E com base nisto decidir o que fará para melhorar ainda mais as vendas e ter mais lucro. Ou que ajuste será necessário em caso de muita mercadoria parada. Por isso é importante fazer um Livro inventário.

O Livro Inventário é uma obrigação legal ter ele disponível.

Portanto é necessário ter o controle de estoque e o Livro Inventário para entregar ao contador.

Para um empresário saber lidar com tantas siglas e documentos com nome difícil isso torna mais complicado para poder se concentrar no seu próprio negócio e também em como o empresário irá fazer para  ter lucro e sucesso em suas vendas, alem disso a  empresa precisa  estar em dia com as obrigações legais isso é um trabalho bem difícil por isso é importante existir uma boa parceria entre empresário e contador.

Escolha um contador de confiança entregue os documentos assim que estiverem disponíveis isto evitará que algum documento fique sem ser lançado no livro diário. Evitará que seja punido em uma eventual fiscalização da receita e ajuda você a ter mais sucesso em negocio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *