Sinais de que está na hora de trocar de contador

imagem

Você talvez esteja se perguntando se está na hora de contratar um novo contador, mas não sabe se realmente é o certo a fazer ? Vamos ver alguns fatores que indicam que está na hora de contratar um novo contador:

Necessitar cobrança 

Um problema muito comum em varias empresas, é a necessidade de ficar cobrando constantemente para que o serviço seja feito. Um contador que realmente é bom e profissional no que faz, não precisa ficar sendo cobrado pra fazer seu serviço.

Portanto, caso você tenha que ficar gerenciando os prazos com o contador, enviando constantes alertas, exigindo tarefas e outras dores de cabeça, você pode trocá-lo por um profissional mais pontual, responsável e competente.

Falta de proatividade

O contador tem um papel que vai muito além de resoluções de questões burocráticas. Um profissional que só reaja ao ambiente dificilmente conseguirá aproveitar as oportunidades disponibilizadas pelo governo, como  por exemplo linhas de crédito especiais, isenções fiscais e muitos outros tipos de incentivos.

É preciso que ele sempre se mantenha informado e comunique as novas oportunidades encontradas, caso isso não aconteça, sua empresa poderá pagar mais impostos do que tem a obrigação.

Profissional sem qualificação

A qualificação é um ponto importante para que um profissional tenha resultados de qualidades. Não basta que o profissional tenha apenas o certificado de conclusão de um curso ou especialização, é importante que ele tenha o conhecimento por ele fornecido, afinal, o que mais importa é a sua capacidade de satisfazer as necessidades da sua empresa.

Documentos extraviados ou com dados errados

Esse um dos mais graves erros que pode ser cometido, pois isso pode acabar gerando multas e penalidades legais que causam danos de difícil reparação a sua empresa. Alguns exemplos de erros podem ser:

  • cálculo errôneo de tributos,
  • preenchimento e envio errado das obrigações acessórias,
  • envio atrasado das declarações,
  • elaboração equivocada de relatórios e demonstrativos contábeis ou financeiros,
  • e muito mais.

Dependendo da falha, o Fisco poderá considerar a atividade como crime a ordem tributária e gerar até prisão dos responsáveis.

Erros contínuos

Errar as vezes é humano, mas cometer erros constantemente já não é um sinal muito bom. É claro que é preciso muita cautela para avaliar a situação, mas cometer os mesmo erros, por exemplo, ou cometer uma falha atrás de outra pode acabar prejudicando os seus negócios, e isso é outro sinal de que está na hora de trocar de contador.

Agora já vimos algumas situações que a melhor solução é trocar de contador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FAÇA UM ORÇAMENTO
Open chat